7

4 dúvidas sobre a primeira menstruação

Eu recebo tantos e tantos comentários com as mesmas perguntas sobre esse assunto que resolvi falar dele aqui mais uma vez pra ver se ajuda e tira todas as dúvidas de vez.
Então pra quem é super encanada com esse papo, esse post vai ajudar.
1. Quais são os sinais que o corpo dá quando uma garota vai ficar menstruada?
A primeira menstruação costuma vir cerca de dois anos depois que os seios e pelos pubianos começam a crescer. E seis meses depois de aparecer na sua calcinha um corrimento meio esbranquiçado, parecido com clara de ovo. Também é grande a chance de você menstruar na mesma idade em que sua mãe (mas só uma possibilidade). 
2. Menstruação precoce faz mal?Não. A idade mais comum para uma garota ficar menstruada é entre os 11 e 13 anos. Por isso, parece estranho quando alguém fica mocinha aos 9 anos, por exemplo. Mas isso pode acontecer e não há nada de errado nisso, pois os médicos consideram normal uma garota menstruar a partir dos 8 anos. Se ela menstruou, é porque seu corpo já está maduro o suficiente para que ela entre na puberdade.
3. Dá para adiantar a primeira menstruação?
Sim. Mas isso só pode ser feito com a ajuda de um médico e com um bom motivo para isso (por exemplo, você já tem 17 anos e não menstruou ainda por causa de algum problema hormonal). A situação mais comum entre as meninas é querer atrasar a primeira menstruação. Dessa forma, elas podem garantir alguns centímetros a mais de altura, pois o esperado é crescer entre 5 e 7 centímetros nos três anos depois de menstruar e parar por aí. De novo: isso também só pode ser feito com a orientação de um médico e só quando há necessidade.
4. Como contar para a minha mãe que eu menstruei?
Numa boa. Lembre-se que ela também passou por isso e vai ficar feliz pelo fato de você estar crescendo. Ela ainda vai te orientar, ajudando a escolher o melhor absorvente e dando dicas de como colocá-lo para que o fluxo não vaze. Se você não quer que ela conte de cara para as suas tias, por exemplo, avise.
 Li na revista capricho.
   E outra coisa gurias, fiquem tranquilas. Menstruação é algo muito natural, não tem que ficar envergonhada porque todas as tuas amigas já menstruaram e tu não... isso varia de pessoa pra pessoa, tem gente que menstrua mais cedo, outras mais tarde, cada uma ao seu tempo. 
Fiz uma listinha com outras coisas que pode ajudar:
*Manchinha marrom na calcinha significa que tu ta bem pertinho de menstruar.
*É normal a primeira menstruação vim e depois ficar alguns meses sem vim nada, caso se preocupar muito eu aconselho que vá numa ginecologista pra ela poder te explicar tudo direitinho.
*A menstruação é normal vim entre os 11 e 13, claro que é normal também algumas pessoas menstruarem mais cedo do que isso ou mais tarde. Tem que começar a se preocupar caso tiver 17 anos e ainda não ter tido a primeira menstruação, dai é importante procurar um médico, mas se tu tem menos do que isso relaxa que a menstruação uma hora chega pra todas. 
*É normal a menstruação vir desregulada no início.
*Não adianta querer menstruar logo só pra criar corpo.. Gente, nada vê isso, eu particularmente não senti quase nada mudado no meu corpo depois que menstruei, também era super ansiosa pra menstruar e sério, é algo tão normal depois que se acostuma. Então essa de querer menstruar pra criar corpo ou algo assim, desencana.
*É impossível saber quando cada pessoa vai menstruar. Eu recebo várias perguntas dizendo se tá perto ou não de vim... Gente, eu não sou adivinha! E outra, não tem como ninguém saber que dia que vai menstruar. Quando tiver que vim, vai vim. E é bom ta prevenida, usar sempre protetor diário, é uma ótima dica. 
*Não precisa se preocupar tanto com a primeira menstruação porque não vai vim aquela coisa de escorrer pelas pernas, sério... na primeira vez não vem tanto, é mais uma manchinha de sangue mesmo.
*Não fiquem preocupadas e ansiosas contando os dias pra menstruar e 'virar mocinha', a tua hora vai chegar.
*Lembrando que os seios crescem 2 anos antes de a menstruação vim e depois podem crescer até mais 3 ou 4 anos.

Espero que tenha ajudado! Desculpem pela falta de post, ando numa correria ultimamente. Mas sempre vou vim aqui quando tiver tempo. Beijãooo

7 comentários:

Coisas De Uma Garota Adolescente ' s2 disse...

Ameii

X - Tudo disse...

Muito Legal ;)

Anônimo disse...

esmalte craquelado risque (preto)
colorama horizonte azul (azul)
sou ciumenta- fina flor (azul)
rock n roll- risque (cinza)
sou dondoca- fina flor (rosa)
esmalte penélope risque
colorama rosa incrível
colorama atrevida
colorama rosa pimenta
colorama melancia
colorama rosa pink ou sexy ou puro glamour
militar colorama
colorama flor do deserto
impala rio doce
sufle de goiaba risque
pop risque- momento penélope risque- frape de uva
twiggy risque
super perola- havana (coral)
super perola- jamaica

Anônimo disse...

Eu nao vejo a hora de mestruar! !!!

Anônimo disse...

pq hein

Anônimo disse...

e muito bom pois quem não teve(como e o meu caso)a primeira mestruação ficar e esperta pois se acontece muitas vezes na sala de aula... e eu vou tomar providencias

Anônimo disse...

e ontem eu tomei um susto niik pois fui no banheiro e vi uma pequena mancha marrom em minha calcinha, e fui procurar o que era, e descobrir no seu blog, que eu Damaris estou preto de mestruar nicoli que tipo, de absorvente devo usar com abas ou sem abas. quemarca Nicolli por favor me ajuda