1

MATÉRIA ESPECIAL: Intercâmbio!

Oie! Bom, faz tempo que eu não faço nenhum matéria especial aqui no blog, e então resolvi fazer isso hoje. E o assunto é INTERCÂMBIO. Eu, tenho muita vontade de fazer, quando eu tiver mais idade e quanto tiver um ótimo inglês, sério meu sonho! E eu li umas coisas aqui na revista da atrevida, e achei super interessante, então vou mostrar aqui o que eu li, porque pra todos que se interessam em fazer intercâmbio, vai valer a pena ler. =)

Dicas para economizar
ANTES E DURANTE A VIAGEM, VOCÊ PO DE GASTAR MUITO MENOS SE ESTIVER BEM INFORMADA. VAI VENDO...
Antes
Programe-se para viajar em janeiro,principalmente se vai para os Estados Unidos ou para a Europa. É o período em que faz frio nesses lugares. Por isso, as passagens aéreas e mesmo os cursos saem mais em conta, já que diminui a procura. “Não precisa ter medo do inverno. Lá fora, mesmo com temperaturas mais baixas, há uma infraestrutura muito bem montada. Então, as casas, o transporte público, tudo é climatizado”, garante Gabriel Canellas, gerente de Intercâmbio Teen da CI.
Pague tudo com antecedência. Especialmente se você é o tipo de garota que costuma torrar a mesada do mês nos primeiros três dias. Nesse caso, vale investir num pacote que já inclua alimentação, passeios e até transporte. Assim, você se livra da responsabilidade de administrar tanta grana e, ao mesmo tempo, evita o mico de gastar muito com besteira – e, depois, ficar sem grana para as despesas básicas e essenciais.

Durante
Anote e controle tudo o que gasta. Com pouco dinheiro, o planejamento é indispensável. Além disso, ao escrever num caderno as suas despesas, você consegue ter uma ideia clara de onde está gastando demais e, a partir daí, poderá pensar em maneiras de economizar.
Compre livros usados. Na própria escola, você pode conseguir a indicação de lugares que comercializam esse material com desconto. “Depois do curso, ainda dá pra vender e recuperar o investimento”, ensina Karina Palmberg.
Leve seu lanche de casa. Carolina Carvalho, veterana de intercâmbios, já aprendeu que o melhor negócio é carregar, na mochila, o que vai consumir durante o dia, nos intervalos das refeições. “Lá fora, esse hábito é muito comum. Aqui no Brasil é que o pessoal ‘acha feio’ levar comida de casa. Eu aprendi que valia muito mais a pena passar no supermercado e montar meu lanche, do que ficar comendo fora”, diz.
Negocie passes com desconto. A maioria dos países vende passes que valem para ônibus e metrô, por período, sem limite de viagens. Então, se já sabe que ficará um mês na cidade, compre um passe que cubra seu transporte durante os 30 dias. “Vai sair mais barato do que todo dia comprar um bilhete, ou mesmo toda semana”, afirma Julia Rizzi Raposo.
Pesquise as atrações turísticas. Quando estiver num país diferente, vai dar vontade de conhecer tudo. Mas, já que a grana curta não permite, o segredo é pesquisar antes, para fazer uma seleção do que é mais legal – e cabe no bolso. “Eu usei uma estratégia muito boa para passear no Canadá. Descobri que a maioria dos museus, por exemplo, oferecia entrada grátis num dia específico da semana. Então, eu me informava antes e conseguia fazer a visita sem gastar nada”, conta Julia.
Deixe as compras para a última semana. Assim, você vai gastar só o que sobrou, e já vai ter uma ideia das lojas que estão oferecendo o melhor preço. “Na hora de comprar, não adianta olhar só o valor anunciado do produto, tem de calcular também as taxas de impostos. Muita coisa sai mais barata no free shop do aeroporto do que num outlet”, alerta Beatriz Custódio.

4 dicas para se dar bem no intercâmbio:

* Respeite os horários - "Lá, hora é hora. Nem 5 minutos a mais, nem 5 minutos a menos!", diz Solange. Ao contrário do Brasil, no exterior os horários são bem rigorosos. Nem pense em passar do horário que seus pais hospedeiros estipularam para voltar da balada ou chegar atrasada na escola.
* Participe das atividades extra-curriculares - Faça algum esporte, participe do clube de teatro, xadrez, o que for, só não vale ficar de fora! São nas atividades fora da sala de aula que você irá encontrar pessoas novas e fazer amizades. É um ótimo momento para conhecer mais profundamente a cultura local e, claro, se divertir.
* Obedeça as regras - Nem pense em dizer para sua família hospedeira: "No Brasil minha mãe deixa eu chegar tarde em casa". Você fará parte daquela comunidade e tem que respeitá-la para ser respeitada.
* Vá de mente e coração abertos - Deixe os preconceitos bem longe e esteja preparada para experimentar tudo que o intercâmbio oferece. Prove as comidas estranhas, converse com pessoas diferentes, participe da rotina da família ou do alojamento e aproveite muuuuito!


Créditos a revista atrevida. =)

Mas me digam, e vocês? Tem vontade de fazer intercâmbio, ou não se interessam muito? Me conteeeem, fiquei curiosa!
Beijinhos, @niidauzacher

Um comentário:

Maria Fernanda Oliveira disse...

Adorei o post mas aida tenho uma duvida quanto mais ou menos fica o intercambio pela Ci?