3

Não gosto de mim mesma

   Queria que você me ajudasse, eu sou uma menina de 16, anos o meu problema é que não gosto de mim, não tenho auto estima alta, me acho feia, inferior aos outros, acho sempre que as outras meninas são mais bonitas e populares do que eu, não expresso minha opinião com medo do que os vão pensar! me ajude já pedi ajuda até pra quem eu não conheço e nada de eu conseguir mudar! Só vivo triste e não tenho vontade de sair! Me ajude! 

   A adolescência é uma das fases mais difíceis pela qual passamos. E infelizmente muita gente se sente assim, feia, esquisita, com medo da rejeição.
   Acredito que a mídia prejudica muito nessa questão, porque se a pessoa não tem aquela peça de roupa que ta na 'moda', se não tem um cabelo 'bonito', ou seja, se não segue os 'padrões de beleza expostos pela mídia' ela é rejeitada, sim, em pleno século XXI ainda existe esse tipo de gente que adora debochar as outras pessoas e se acha melhor do que todo mundo, realmente lamentável.
   Eu, particularmente, acho que temos que se gostar do jeito que somos. Alta, baixa, gordinha, magra, com coxas grandes/pequenas, seios grandes/pequenos, com pintas ou sem pintas, etc.
   Enfim, nós mesmos temos que se aceitar primeiro pra depois querermos que os outros nos aceitem. É claro que nunca estamos contentes, sempre tem algo que não gostamos em nós mesmos e queríamos poder mudar, concordam comigo?
  Mas sabe, antes de tudo, a gente tem que ter amor próprio. E muito! Sei que a beleza física conta muito, aliás quem não quer ser uma pessoa bonita? Só que o que temos que entender é que cada um tem a sua beleza, seja interior ou exterior. Ninguém é igual a ninguém. Cada um tem o seu caráter, personalidade, seu jeito de pensar. E ta na hora de nós mesmos valorizarmos isso, valorizar nossos ideais, nossa beleza por dentro e por fora, ou seja, nos valorizar por completo!  
  Sem seguir padrões de beleza, sem se importar com o que os outros acham do jeito que tu te veste/comporta/pensa.

  E sobre a auto estima baixa, que ela cita no email. Eu fiz um post há um tempo atras sobre auto estima que acho que vai ajudar. O link: http://garotaadolescenteestilosa.blogspot.com.br/2011/03/materia-especial-auto-estima-nao-deixe.html

   E também o meu conselho pra ti é que tu te valorize mais. Comece a aprender aos poucos a gostar de si mesma. Não fica preocupada se as outras pessoas não pensam que nem tu, ta na hora de falar mais!
 De expressar a tua opinião, com certeza vai ter gente que vai concordar assim como vai ter outras que não concordarão. E isso é normal, faz parte da vida! E se nada do que eu te disse aqui não ajudar, acho que seria uma ótima ideia tu procurastes um psicologo. Converse com teus pais sobre isso, se continuar piorando a tua situação acho que um psicologo te ajudaria. Espero que eu tenha te ajudado pelo menos um pouco e que tu consigas superar essa situação e dar a volta por cima por ti mesma e aproveitar ao máximo a tua adolescência.

E vocês, algum conselho pra garota que enviou esse email?
Beijos!

3 comentários:

Maria Adeladia disse...

Nicoli, a adolescência é uma fase de transformações, mas, é um momento lindo na vida das pessoas! Essa garota estar enfrentando crise de identidade.A minha mensagem é esta:
Você deve ter tanta coisa linda, por dentro e por fora. Analise o que de melhor têm e tente valorizar mais! Se ame sempre e seja romântica com vc!Espero ter ajudado.Beijos e boa sorte!

Anônimo disse...

O meu conselho para a Nicoli é que esqueça os padrões de beleza defenidos pelos outros. Crie os seus próprios padrões e diga para si mesma "eu sou bonita não interessa o que dizem os outros porque eu sei isso" se fizer isso vai ganhar auto-estima e vai mostrar aos outros que não tem medo de ser como é.

Unknown disse...

tenho 12 anos
entao NICOLI um dia tava passeando com minha melhor amiga, ela foi tirar uma foto feia minha eu empurrei a mao dela e o IPHONE dela caiu e quebrou
ela disse um monte de coisas para mim . e como eu acho que a culpa nao foi minha eu nao paguei o conserto
ela é muito popular e ta falando para todo mundo q foi eu q quebrei o celular dela
O QUE EU FAÇO PARA LIDAR COM ISSO E COM A VERGONHA ??